Historia da Educação de Itamaraju
Situada no
extremo sul da Bahia, a cidade limita-se ao norte com os municípios de
Guaratinga, Itabela e Porto Seguro, a leste com Prado, ao sul com município de
Vereda e a oeste com Jucuruçu.
O nome
escondido, segundo relato do Sr. Candido Nascimento, descendente de um dos
fundadores da vila, deveu-se ao esconderijo de alguns desertores da guerra do
Paraguai presente nesta região. Estes, fugindo em navios, desembarcaram no
porto de Prado. Seguindo em canoa rio acima, encontraram, às margens do rio,
lugar propício para se “abarracar” até findar o período da guerra.
O vilarejo
foi ganhando novos agregados e novos nomes: Vila Pirapoti, em homenagem a uma
tribo já existente aqui, depois, vila Dois Irmãos, em honra aos padroeiros do
lugar, Santos Cosme e Damião.
Vila de uma
Única Rua, a cinco de outubro, até então chamada de rua do comércio, uma praça-
a da matriz, com sua igreja construída de pedras. À frente, um cruzeiro, em que
sempre havia velas acesas pelos devotos.
O nome de
Itamaraju foi criado pelo pioneiro do cacau Moisés Santos Almeida, considerado
por muitos da região como um poeta alegórico, pelo qual a cidade ganhou a
significação da palavra formada pela junção das seguintes sílabas: ITA, que na
linguagem indígena significa pedra, simbolizada pela pedra cartão postal da
cidade “Pedra do Monte Pescoço”; MARA, significando uma região montanhosa
simbolizada pela Pedra do Monte Pescoço e de matas representadas por suas
galhas de árvores que se debruçam nas margens do Rio Jucuruçu; JU, primeira
sílaba do rio que corta inteiramente o município Jucuruçu, que também é termo
indígena, numa alegoria poética dos tupiniquin e Pataxós.
Desenvolvimento
da educação de Itamaraju
A vila agora
ia crescendo, tomando ares de um povoado próspero. É construído o primeiro
prédio escolar. Escola Municipal Augusto Carvalho.Com aulas ministradas pela
jovem e bela senhora Marlene Mascarenhas de Carvalho, professora recém -
formada, vinda da capital Salvador e recém-casada com o Jovem Valter Andrade
Carvalho. Ele, mais tarde, seria eleito prefeito da cidade. Percebia-se
o aumento das construções para moradia e para o comércio. Marco visível do desenvolvimento foi a instalação,
no começo dos anos 60,de uma agência do banco da Bahia, mais tarde denominado
banco Econômico.
É também desta década a criação é
o funcionamento do Ginásio Normal Augusto Carvalho, que funcionava nas
dependências ampliadas da escola municipal de mesmo nome. Um marco na história
da educação nesta região, idealizado e realizado pelo professor Benedito
Pereira Ralile, oriundo da cidade de Caravelas.
Falar da figura do professor
Ralile e recordar aquela figura sentimental, escondida atrás de óculos de
grossas lentes para corrigir o estrabismo, o que lhe dava um ar de austeridade.
Falava forte. Era um “sargentão”
dirigindo, liderando as turmas que compunham o alunado daquela instituição.
Entretanto, era dócil quando se tratava de resolver um problema pessoal
envolvendo o aluno ou a família. Sabia ser generoso, solidário e compreensivo
frente a problemas pessoais.
Professor Ralile era um
verdadeiro sonhador, um visionário apaixonado pela educação. Conseguiu, em meio
a muitas lutas desenvolver entre a juventude da época o gosto pela leitura,
pelo conhecimento, pela ética e pelo civismo. Além de fundador, exercia as
funções de diretor e professor.
Quem teve o privilegio de estudar
com ele a de se lembrar de que mesmo sem nenhum recurso didático era capaz de
fazer a classe “viajar” em suas aulas de história.
Fato curioso: havia na porta de
entrada do colégio uma senhora, auxiliar de disciplina, a “inspetora”, que, por
ordem do diretor, utilizava uma fita métrica para medir a saia da maioria das
alunas, conferindo, assim, o tamanho padrão do uniforme que deveria estar em
cima do joelho. E que algumas alunas dobravam o cós das saias, tornando-as mais
curtas.
Outros educadores deram suas
parcelas contribuindo com a educação da cidade. Dentre eles, o Sr. Geraldo
Magela Cantalice é seu irmão, autores do Hino a Itamaraju. Este período e
assinalado por belos cívicos e formaturas memoráveis, que aconteceram sob a
batuta do maestro, o mestre, professor Ralile.
Itamaraju continuava crescendo.
Podíamos presenciar a construção do Colégio Estadual Polivalente, com uma
proposta arrojada para a educação na região: cursos de Educação para o Lar,
Puericultura, Técnicas Industriais, Técnicas Comerciais, com salas equipadas e
professores capacitados, todos oriundos de Salvador para ministrarem os
referidos cursos.
A partir da década de 60 foram
criadas as escolas da rede municipal de ensino de Itamaraju da sede e do campo.
As escolas criadas naquela época, foram mantidas com recursos municipais,
através de dotações próprias, consignadas em orçamento de programas anuais.
Algumas dessas escolas foram:
-Grupo Escolar Municipal Walter
Carvalho, situada no povoado de Pirajá, com 2 salas de aula, com os cursos de
alfabetização à 2º série ,iniciando as atividades no ano de 1967;
-Escola Municipal Pau D’alho,
localizada no povoado de Pau D’alho, com 4 salas de aula, com cursos de
alfabetização à 4º série, iniciando atividades no ano de 1967;
-Escola Municipal Reitor Edgar
Santos, situada na Rua Chile, s/nº na sede, com 11 salas de aula, com cursos de
5º a 8º séries, iniciando as atividades no ano de 1968;
-Escola Municipal Bairro da
Liberdade, situada à margem direita da rodovia Itamaraju-Prado, Bairro
Liberdade, na sede, com 2 salas de aula, com o curso de alfabetização a 4º
série, iniciando as atividades no ano de 1972;
-CEI-Centro Educacional De
Itamaraju, situado na Praça Mal. Castelo Branco, s/nº,na sede, com 04 salas de
aula, com cursos Alfa I e II a 4º série, iniciando as atividades no ano 1977;
-Escola Municipal Novo Prado,
situada no Bairro Novo Prado, na sede, com 2 salas de aula, com curso
alfabetização, iniciando as atividade no ano 1983;
-Escola Municipal Santa Rosa,
localizada na Fazenda Princesa do Farol, Distrito Piragi, tendo início das
atividades em 1984;
-Centro Municipal de Educação
Infantil Cristo Redentor, localizada no Bairro Cristo Redentor, tendo iniciado
suas atividades no ano 1995;
-Centro Municipal de Educação
Infantil Criança Feliz, localizada na Urbis II, tendo iniciado suas atividades
no ano 2003;
-Centro Municipal de Educação
Infantil Semente do Saber, localizada na Urbis III, tendo iniciado suas
atividades no ano 2006.
-Escola Municipal Euclides Neto,
localizada no Assentamento Pedra Bonita, tendo início das atividades em 2006.
O tempo passou. A cidade se desenvolveu, chegando também a nossa cidade as escolas particulares como: A escola São João Evangelista, que é administrada pelas freiras Escola Crescer; Colégio Presbiteriano 12 de agosto, e hoje conta com mais de 60 mil habitantes.
O tempo passou. A cidade se desenvolveu, chegando também a nossa cidade as escolas particulares como: A escola São João Evangelista, que é administrada pelas freiras Escola Crescer; Colégio Presbiteriano 12 de agosto, e hoje conta com mais de 60 mil habitantes.
Conclusão
A educação do nosso município, a
principio baseava-se em uma linha pedagógica Tradicional, onde o objetivo
principal era universalizar o acesso do individuo ao conhecimento,não havia
lugar para o aluno atuar,agir ou reagir de forma individual.Não existem
atividades práticas que permitem aos alunos inquirir,criar é construir.Geralmente,as
aulas são expositivas,com muita teoria e exercícios.
Nos tempos atuais segue-se varias
linhas pedagógicas como por exemplo:a linha construtivista,propõem que o aluno
participe ativamente do seu próprio aprendizado,mediante a experimentação,a
pesquisa em grupo,o estimulo a duvida e o desenvolvimento do raciocínio, a
linha montessoriana que valoriza a educação pelos sentidos e pelo movimento
para estimular a concentração e as percepções sensório-motoras.E por fim linha
Waldorf,onde o ensino teórico e sempre acompanhado pela pratica,com grande
enfoque nas atividades corporais.
Portanto essas são as fases de
evolução da educação do nosso município.
Referências:
POLON.Olga.Verde:Incontáveis Tons: 1º
Ed.Vila Velha-ES:Above,2014.
Gostei muito da informação, detalhes que eu precisava ler!
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